Você sabe como analisar o cnis?-Parte II

Na avaliação de uma aposentadoria e do planejamento previdenciário, é imprescindível a análise do cnis, para averiguar a vida contributiva do segurado do inss.

Mas afinal, você sabe analisar o cnis?

Inicialmente você verificará a carteira de trabalho, vínculo por vínculo e ao mesmo tempo, vai conferir com o cnis se as informações ali colocadas estão de acordo com a mesma.

Principalmente vai verificar os indicadores, eles costumam estar após o vínculo se houver alguma pendência, que o seu cliente terá que resolver.

As pendências deverão ser detalhadas, através de informações no planejamento previdenciário, detalhando para o seu cliente, qual a resolução dos problemas apresentados.

Todas estas informações, deverão constar no planejamento previdenciário em relatório.

Você deverá apresentar sempre o relatório para o seu cliente, inicialmente e após os cálculos, para demonstrar qual os valores da sua provável aposentadoria e qual regra de transição ele se enquadra.

Há outras informações a serem verificadas no cnis, principalmente no que tange, às contribuições se estão pagas no salário mínimo.

Lembrete: valores abaixo do salário mínimo não serão computados como tempo de contribuição se o seu cliente for contribuinte individual.

Desta forma, você deverá verificar no planejamento previdenciário se estas contribuições deverão ser complementadas, porque muitas vezes, com o tempo de contribuição encontrado, não há necessidade do segurado realizar o complemento destas contribuições.

Aqui mais uma importância da realização do planejamento previdenciário.

Se o segurado tem contribuições abaixo do salário mínimo, descreva em quadro, as contribuições no relatório, para que seu cliente tenha acesso e saiba quais os valores, que deverá realizar para a complementação.

Um software costuma também realizar este cálculo, mas explique que é somente uma simulação, pois quem deve sempre realizar o cálculo correto é o próprio inss, somente ele poderá validar as contribuições.

o que mais podemos encontrar em um cnis para retificar?

No próximo post, continuaremos com este assunto, para exemplificar alguns problemas encontrados no cnis do seu cliente.

Antes de ir, interaja comigo!

Você advogado(a) previdenciarista já analisou cnis? encontrou muitos problemas? responda nos comentários…

Por Taise Vielmo Côrtes

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *