Você Sabe Como Analisar O Cnis?-Parte IV

Na avaliação de uma aposentadoria e do planejamento previdenciário, é imprescindível a análise do cnis, para averiguar a vida contributiva do segurado do inss.

Mas afinal, quais os problemas você pode encontrar em um cnis, para retificar?

Vários problemas, vou enumerar alguns que deverão ser observados:

* Períodos possíveis para pagamento de atrasados, que poderão antecipar o pedido de aposentadoria;

Pois bem, neste tópico acredito ser um dos assuntos mais recorrentes de questionamentos, tanto para advogados quanto para clientes.

Assim, acredito na minha concepção e dos muitos estudos que tenho feito no direito previdenciário, ser exatamente “temerário” pagar atrasados, sem a análise antecipada de um advogado previdenciário.

Neste Ponto Que Muitas Vezes É Questionado Pelo Cliente Na Análise Da Sua Aposentadoria, Você Terá Que Avaliar, Se Realmente É Vantajoso O Pagamento Dos Atrasados E Se Isto Realmente, Vai De Alguma Forma, Antecipar A Aposentadoria Dele.

Não é meu objetivo neste post esgotar este assunto, pois já assisti cursos ótimos de recolhimento em atraso e indico com louvor da @amandamkrav que solucionou as minhas dúvidas, no que tange a este assunto.

Contudo, algumas dicas poderei passar para você que deseja realizar um planejamento previdenciário.

Se o cliente tem atrasados dos últimos cinco anos sem pagamento e é inscrito como contribuinte individual, você poderá realizar os cálculos aproximados para o seu cliente e normalmente, ele não precisará comprovar a atividade, para que este período seja computado para a aposentadoria.

Observação: pagar períodos em atraso sem juros e multa somente fazendo prova da atividade e períodos anteriores a 10/1996.

Assim, na maior parte das vezes, o cálculo de atrasados apresenta juros, multa e uma base contributiva que leva em consideração a média das contribuições e não a remuneração percebida pelo segurado, à época da prestação do serviço.

Pagamento em atraso acima de cinco anos, sempre deverá ser comprovada a atividade, saliento que na maioria das vezes o segurado não possui os documentos necessários para realizar esta comprovação, o que torna inviável o pagamento destas contribuições previdenciárias.

Observação: muitas vezes o pagamento das contribuições em atraso, não contam para carência, para a percepção do benefício a ser recebido.

Assim, para que o período seja computado para carência, deverá ser verificado se o cliente tem qualidade de segurado ou está dentro do período de graça.

Observação: lembre que se o trabalhador tiver feito 120 contribuições ao inss sem interrupção, poderá prorrogar em até 36 meses a sua qualidade de segurado, mas terá que comprovar que está desempregado.

Assim, este é somente exemplos do que você advogada (o) pode encontrar na realização da análise do cnis. No próximo post, continuaremos com este assunto, para exemplificar alguns problemas encontrados no cnis do seu cliente.

Por Taise Vielmo Côrtes

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *